![]() |
1 - FALTA DE ATENÇÃO. |
![]() |
2 - HIPERFOCO. |
![]() |
4 - DIFICULDADE EM CUMPRIR REGRAS OU UMA ROTINA QUE NÃO ENVOLVA SEU HIPERFOCO. |
![]() |
5 - TOMAR DECISÕES MUITO RADICAIS SOBRE COISAS IMPORTANTES. |
![]() |
6 - TER UM HIPERFOCO E SÓ FALAR DELE. |
![]() |
7 - DIFICULDADE EM INTERPRETAR AUGO NÃO LITERAL. |
![]() | |
Caricaturas do cotidiano Kayto e Mia '' Tea '' Luanna e Alex " Neurotipicos '' Sol " Tdah " Bill " Esquizofrenia " Becky " Borderline " Joy "Tourette" Megy " Psicopatia " Hans " Tdi " |
😃 SAIBA MAIS 😃
![]() | |
Caricaturas do cotidiano Kayto e Mia '' Tea '' Luanna e Alex " Neurotipicos '' Sol " Tdah " Bill " Esquizofrenia " Becky " Borderline " Joy "Tourette" Megy " Psicopatia " Hans " Tdi " |
5 Fatos sobre:
1- surgimento:
O autismo é um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da comunicação e interação social. Acredita-se que o autismo tenha existido desde tempos antigos, mas só foi formalmente descrito e identificado como um transtorno específico no século XX.
2- estatísticas:
O TDAH é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns na infância, afetando aproximadamente 5-10% das crianças em idade escolar em todo o mundo.
De acordo com o relatório do CDC, publicado em março de 2023 , 1 em cada 36 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse número representa um aumento de 22% em relação ao estudo anterior, divulgado em dezembro de 2021, que estimava que 1 em cada 44 crianças apresentava TEA em 2018.
3- tea associado ao tdah e outras comorbidades:
Semelhanças e diferenças entre autismo e TDAH?
Padrão de concentração – crianças com autismo ou TDAH podem apresentar alguma dificuldade de concentração. No entanto, crianças com TEA costumam ter dificuldade em focar em atividades que não gostam, mas podem se fixar intensamente em objetos, brinquedos ou outras atividades preferidas. Já crianças com TDAH resistem em se envolver com qualquer coisa que exija concentração, principalmente se levar tempo.
Comunicação – ambas condições podem interferir na comunicação da criança em certo ponto, mas as crianças com TEA costumam ter mais dificuldade em interagir socialmente com as pessoas ao redor, acham difícil manter o contato visual ou podem falar por horas apenas sobre um objeto ou tema de interesse. Ao contrário, as crianças com TDAH (principalmente se manifestar o comportamento hiperativo) tendem à fala excessiva e interrupções de conversas.
Rotina – pessoas com TEA são propensas ao apego a uma rotina específica e ficam descontentesquando precisam mudar.Por exemplo, podem querer sempre brincar com os mesmos brinquedos, comer determinado tipo de alimento de tal restaurante, vestir determinada roupa. Já pessoas com TDAH tendem a ficar impacientes em ter que seguir a mesma rotina por muito tempo ou repetir a mesma coisa várias vezes seguidas.
Quem tem autismo pode ter TDAH?
Sim. É possível que os dois distúrbios ocorram ao mesmo tempo em uma pessoa. Pesquisas indicam que entre 30% e 50% de pacientes com autismo também apresentam TDAH. Nesses casos, os sinais podem ser mais confusos, uma vez que a pessoa pode apresentar sintomas como foco intenso e concentração em um determinado assunto de interesse ou um objeto – característica que está fora do diagnóstico de TDAH, mas que faz parte do quadro de autismo.
Pode acontecer de um dos transtornos ser mais presente que o outro: por exemplo, a criança demonstrar os sinais e sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade do TDAH combinados, mas apenas algumas características do TEA.
Importante: somente um médico especialista é capacitado para diagnosticar uma criança com suspeita de TDAH, autismo ou ambos os distúrbios. No caso do autismo e TDAH combinados, o diagnóstico pode ser um pouco mais demorado. O médico fará uma análise dos sinais e sintomas relatados pelos pais, poderá conversar com educadores ou outras pessoas envolvidas na rotina da criança, para traçar um padrão de comportamento. Só assim é possível determinar o melhor tratamento, que pode envolver medicamentos, psicoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outras.
4- graus:
De acordo com o DSM-5, os níveis do autismo são classificados com base no nível de suporte necessário. São eles: nível 1 (autismo leve), nível 2 (autismo moderado) e nível 3 (autismo severo).
5- pesquisas atuais:
Fontes: ...
" Conteúdo em andamento. "
📹 CANAIS :
🎧 PODCAST:
📖 DIREITOS:
A pessoa com autismo tem o direito de um salário mínimo, desde que comprove que ele, ou a família, não tem condições financeiras para se sustentar. É o que determina a Lei N. ° 8.742/93, que oferece o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
Veja também: https://defensoria.am.def.br/
CID - Brasileiro:
CID - Americano:
LEIS RELACIONADAS:
AJUDA DE PROFISSIONAIS ONLINE:
Links utilizados neste site:
O que é TDAH - Associação Brasileira do Déficit de Atenção
Transtorno do Espectro Autista (TEA) | Secretaria da Saúde
Saiba sobre os graus de Autismo - importante saber
Relacionados:
https://neuroconecta.com.br/tdah-e-autismo-qual-e-a-relacao/
https://institutoneurosaber.com.br/quais-sao-as-principais-comorbidades-do-autismo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Psiquiatria
https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais
Aviso legal
As informações fornecidas nestas páginas têm a finalidade exclusiva de oferecer conhecimento geral e não devem substituir o diagnóstico, tratamento ou orientação médica profissional.
Embora tenhamos feito todos os esforços para garantir a precisão e atualização das informações apresentadas, não nos responsabilizamos por quaisquer erros ou omissões. Recomendamos enfaticamente que você consulte um profissional da área da saúde mental qualificado antes de tomar qualquer decisão com base nas informações aqui contidas.
Ressaltamos que cada indivíduo é único e as experiências com transtornos mentais podem variar amplamente. Portanto, não podemos garantir resultados específicos ou responder por eventuais consequências decorrentes do uso dessas informações.
Ao utilizar esta página, você concorda em assumir total responsabilidade pela sua própria saúde mental e bem-estar. Sempre procure orientação adequada dos profissionais competentes para entender melhor suas necessidades individuais.
Lembre-se também que esta página não se destina a ser um substituto para serviços emergenciais ou intervenções imediatas em situações críticas. Em caso de emergência, entre em contato com os serviços médicos locais ou ligue para o número nacional disponível no seu país.
Ao continuar navegando neste site, você indica sua aceitação plena deste aviso legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário